
Para Maria Luiza Belloni, a EaD é um processo educativo essencialmente centrado no estudante: “Um primeiro caminho extremamente importante a operacionalizar em qualquer experiência de EaD é a ênfase na interação entre os estudantes e professores e dos estudantes entre eles; e a criação de estruturas de apoio pedagógico e didático ao estudante (tutoria, aconselhamento, plantão de respostas a dúvidas, monitoria para o uso de tecnologias etc...) Estas estruturas são especialmente importantes em um pais como o Brasil, onde os níveis de cultura geral e de escolaridade são de modo geral, pouco elevados e onde a escola não instrumentaliza os jovens para o exercício da auto aprendizagem”
(Belloni, 1999. P. 102-103)
(Belloni, 1999. P. 102-103)
Convido a todos a refletirem coletivamente a respeito das especificidades do Brasil, que o fazem um pais propício para a EaD. Concordam ou não?
Acredito que no Brasil tem-se aproveitado com muito êxito a modalidade a distância de educação, principalmente nos cursos que aproveitam meios como a Internet. Oportunizou-se um mundo de discussões e conteúdos a centenas de estudantes de regiões muito distantes do país.
ResponderExcluirOutro fator que considero positivo é que um curso EaD necessita de uma equipe grande para acontecer, isso significa que muitas pessoas serão empregadas (= receberão pelo trabalho que desenvolvem). E também que essa equipe é composta por integrantes de diferentes áreas do conhecimento: educadores, designers, matemáticos, biólogos, professores de linguas estrangeiras, bibliotecários... o que considero uma grande experiência para todos os envolvidos, em especial se alguns desses integrantes forem estudantes, pois a participação nessas equipes trará um grande amadurecimento.
Concordo com voce, Zé Paulo, a possibilidade de se discutir e partilhar conteúdos é imensa e isso por si só confere um valor considerável nesta modalidade de Educação.
ResponderExcluirFico remoendo sempre a máxima: "Só se ap´rende a fazer...fazendo!"
Acredito que a prática vá delineando novos e aprimorados modelos, redesenhando este tipo de educação de modo a conscientizar, cada vez mais, os próprios estudantes, que passam a ser eternos aprendizes... Certo??
Muito bom partilhar as idéias a respeito de um assunto e estamnos utilizando exatamente a ferramenta da qual estamos nos referindo em nossas considerações...
Até mais...